Por que os preços da gasolina subiram tanto? Quem é o responsável? Perguntas como essas ajudam a manter agências de notícias funcionando.
A indignação popular por causa do aumento dos preços da gasolina irá alimentar nossa aparente necessidade de boas histórias envolvendo vítimas – consumidores de gasolina – e vilões, como companhias petrolíferas e proprietários de postos de gasolina. A maneira popular de se explicar por que os preços são altos é atribuir o aumento às petrolíferas inescrupulosas aproveitando-se dos pobres consumidores, talvez enquanto os reguladores estão dormindo no no ponto. É uma explicação politicamente popular, mas é, também, incorreta. Então, o que realmente causa o aumento do preço da gasolina?
O preço da gasolina é explicado através de uma “triste” história – a oferta e a demanda. Mudanças na oferta acontecem quando se torna mais fácil ou difícil levar o petróleo ou a gasolina para o mercado. Mudanças nos preços do petróleo ou da gasolina são explicados por mudanças nas condições de demanda e da oferta em um mercado globalmente competitivo. É simples assim, entrada seguro dpvat de graça.
E o que dizer dos lucros exorbitantes das petrolíferas? Não deveriam ser taxados? Não, pois lucros e prejuízos desempenham um papel crucial ao enviar sinais a respeito do que as pessoas querem e é possível produzir. Os lucros atraem empresas dentro de determinado segmento gerando competição, o que, por fim, reduz o custo para os consumidores enquanto conduzem pessoas a desenvolverem produtos substitutos.
Não queremos subsídios por essa mesma razão. Subsídios também distorcem os incentivos que as pessoas enfrentam, causando uma má alocação dos recursos. Se nós realmente queremos fontes de energia alternativas, por exemplo, então nós não deveríamos reduzir os lucros das petrolíferas.
Em vez disso, nós deveríamos permitir que os sinais enviados pelos altos preços e lucros incentivem as pessoas a direcionarem seu tempo, energia e atenção em direção ao desenvolvimento de substitutos para combustíveis fósseis.
Se existem barreiras legais à entrada, então esse é um problema da política e não dos lucros. Os preços da gasolinas seriam menores se removêssemos as barreiras à exploração de novas fontes de oferta e ao desenvolvimento de substitutos como a energia nuclear, guia para dar entrada no seguro dpvat.
Também seriam menores se não aumentássemos artificialmente a demanda por meio de guerras e outros gastos desnecessários. No Brasil quem dá as cartas no mercado de petróleo é a Petrobras, clique aqui.