A testosterona é o principal hormônio sexual masculino e um esteroide anabolizante, sintetizada a partir do colesterol. Nos homens, desempenha um importante papel no desenvolvimento dos tecidos reprodutores masculinos, como o testículo e a próstata.
Além disso, atua também no crescimento do tecido muscular e da maturação do tecido ósseo, prevenindo dessa forma a osteoporose.
Nos homens, a testosterona é secretada pelos testículos. Nas fêmeas, em menor medida pelos ovários. O sexo masculino produz de 7 a 8 vezes mais desse hormônio do que o feminino, sendo que nos machos da espécie humana o consumo de testosterona é 20 vezes maior do que nas pessoas do sexo feminino.
Este hormônio é necessário para o desenvolvimento do esperma no sexo masculino e regula a quantidade de megacariócitos e plaquetas no corpo.
Nos rapazes, taxas mais elevadas de testosterona estão vinculadas aos períodos de prática sexual. Assistir um filme com cenas de sexo elevam um aumento de 30% no hormônio, gerando a excitação.
Antes do nascimento
Durante a gestação, o feto passa a produzir níveis de testosterona em pequena escala, logo, ajudando a determinar as características fisiológicas do novo indivíduo no ventre materno.
Infância
Durante as primeiras semanas de vida dos bebês do sexo masculino, os níveis de testosterona aumentam e essa taxa dura até de 4 à 6 meses de idade.
A partir disso, o desenvolvimento em longo e lento prazo de desenvolvimento dos músculos e dos ossos da criança.
Puberdade
Durante a puberdade, a produção do hormônio se eleva e passa a ter maior efeito no corpo masculino principalmente. Como o aumento do pênis, crescimento do pomo de Adão, definição de músculos e crescimento de pelos no corpo todo, mas destacadamente nas regiões pubianas.
Fase adulta
Os efeitos da testosterona são mais vistos facilmente em homens do que nas mulheres, mas a mesma é importante em ambos os sexos. Os efeitos vão diminuindo com o passar dos anos de vida.
Alguns homens, principalmente a partir dos 40 anos, começam a apresentar um decaimento nos níveis hormonais sexuais, gerando muitas vezes falta de apetite sexual e até disfunção erétil.
Alguns alimentos apresentam elevadas taxas de testosterona em sua composição, em geral, produtos com médias e altas taxas de colesterol e proteínas.
Alimentos que ajudam a elevar a testosterona
Gema de ovo
As gemas são ricas em vitamina D, que estão associadas à produção elevada de testosterona. As claras dos ovos possuem colesterol controlado e podem ser ingeridas para ajudar na elevação.
Atum, Salmão e Sardinha
Alimento saudável e muito nutritivo. Repleto de proteínas e de vitaminas do tipo D.
Carnes
Alguns cortes bovinos contêm nutrientes capazes de aumentar a testosterona. Esse tipo de alimento possui zinco, ferro, vitaminas do complexo B, sendo nutrientes ligados ao desenvolvimento muscular.
Maca peruana
Tubérculo originário da Cordilheira dos Andes, a maca peruana é uma planta cujo formato se assemelha a um rabanete. Ela ficou famosa quando alguns de seus benefícios ganharam destaque, como o poder de elevar a libido e de ajudar no emagrecimento.
Aumento da libido
Um dos grandes destaques da maca é seu efeito na libido. Um estudo da Universidad Peruana Cayetano Heredia, observou os efeitos da raiz em homens com idades entre 20 e 45 anos durante quatro meses.
Os resultados mostraram aumento da quantidade de sêmen, na contagem de espermatozoides e na motilidade espermática.
Outras pesquisas destacaram ainda que a ingestão do tubérculo aumentava o desejo sexual e reduzia os níveis de estresse e ansiedade do indivíduo.
Onde comprar maca peruana
Muita gente pergunta: Onde comprar maca peruana? Vale lembrar aqui que o suplemento está disponível em mercados municipais, lojas de suplementos e de alimentos saudáveis. Pode ser encontra on-line e em lojas físicas.
Hoje existem várias marcas de maca peruana no Brasil, porém algumas delas funcionam bem melhor do que outras. Vale a pena fazer uma boa pesquisa e tentar entender qual se adapta melhor à sua necessidade.
A Maca Peruana deve ser consumida diariamente e pode ser em pó ou em cápsulas. Uma boa sugestão é fazer uma pesquisa longa e profunda sobre o produto, antes de sair comprando qualquer marca.