Provavelmente, não há nenhuma mulher no Brasil que não tenha pensado em perder peso sequer uma vez na vida.
O Brasil é um país onde o número de pessoas obesas aumenta a cada ano, e a obesidade é uma das razões que levaram ao aparecimento de diabetes tipo 2 e hipertensão .
No entanto, está associado a uma longa lista de problemas de saúde.
Fatores que promovem o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade estão associados principalmente a um estilo de vida e nutrição incorretos, característicos dos países desenvolvidos.
Para perder peso, você precisa conhecer esses fatores e eliminá-los. Desenvolver um novo estilo de vida exige esforço, mas ajudará a estabilizar o peso corporal e reduzir o risco de complicações associadas à quilos desnecessários.
Você quer perder peso? Evite isso!
Os primeiros fatores que favorecem o excesso de peso incluem muito e o tipo errado de gordura na dieta.
As gorduras animais (saturadas) são mais propícias ao excesso de peso do que as gorduras derivadas de fontes vegetais (insaturadas).
Outros fatores importantes para o desenvolvimento do excesso de peso são os hábito de:
- Fazer lanches entre as refeições;
- Refeições irregulares;
- Ricas em açúcar (doces) e farinhas;
- Uma grande variedade de alimentos em uma refeição;
- Jantares tardios e difíceis de comer;
- Uma pequena quantidade de vegetais na dieta
- Baixa atividade física;
- Privação do sono.
Como controlar o peso corporal?
Ao decidir perder peso, devemos aprender os métodos de controle de peso . As regras a seguir não apenas ajudam a reduzir o peso corporal, mas também afetam a regulação do açúcar no sangue e do colesterol.
- Desista de todas as gorduras visíveis em sua dieta (manteiga, margarina, maionese, óleos, natas, molhos, manteiga de amendoim, frituras, batatas fritas).
- Faça uso de amora branca, um suplemento muito utilizado para reduzir a absorção do açúcar no intestino, auxiliando o metabolismo e diminuindo o índice glicêmico.
A Amora Branca ainda alivia os sintomas de má digestão, gases, dores abdominais e acidez no estômago, também reduzindo significamente o apetite.
- Limite, tanto quanto possível, a produtos refinados (por exemplo, pão branco, massas leves, arroz polido, açúcar e quaisquer produtos de farinha). Escolha cereais, legumes e frutas ricos em fibras.
- Considere uma transição gradual para uma dieta vegana . Produtos de origem animal, como carne, leite, queijo e ovos, não são necessários para uma nutrição adequada.
Adequado na dieta pode contribuir para o excesso de peso e ser um fator de risco para o desenvolvimento de muitas doenças, incluindo câncer e doenças cardíacas. Os ingredientes que eles fornecem podem ser obtidos de alimentos derivados de plantas.
- Limite de comida a três refeições por dia . Consuma porções menores.
- Tome um café da manhã valioso .
- Agende sua última refeição às 16h, o mais tardar . Após esse período, beba apenas chá de ervas ou água. Pare de beber bebidas açucaradas.
- Tente controlar situações estressantes . Algumas pessoas ganham peso durante o alto estresse.
- Evite comer fora .
A implementação de um estilo de vida saudável, cuja dieta e atividade física adequadas são a base, contribui para manter um peso saudável, evitando muitos problemas de saúde.
A conformidade com os princípios acima permitirá que você alcance seu peso corporal. A prática desses princípios após atingir o peso corporal adequado ajudará a evitar o aparecimento do efeito ioiô.