Sabe-se agora que a obesidade está associada a várias doenças crônicas, além de aumento da morbimortalidade.
Felizmente, a perda de peso melhora os resultados de saúde associados à obesidade. É por isso que, nos últimos anos, esforços consideráveis foram feitos para identificar como perder peso de maneira sustentável.
Poucas pessoas sabem dos benefícios Tribulus Terrestris para o emagrecimento, no entanto, o suplemento é um grande aliado para aqueles que desejam retornar ao seu peso ideal e a qualidade de vida.
Qual é a melhor maneira de perder peso?
Uma das principais estratégias para perder peso é uma dieta adequada. Assim, na última década, com o aumento da prevalência de obesidade em todo o mundo, observamos o surgimento de uma miríade de dietas.
Muito diferentes entre si, uma maneira de classificá-las é de acordo com sua composição de macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios):
- dietas com pouco carboidrato, por exemplo, a dieta de Atkins. Essas dietas geralmente recomendam menos de 40% das calorias totais da dieta que devem vir dos carboidratos.
O princípio por trás desse tipo de dieta é que a baixa ingestão de carboidratos está associada a uma oxidação privilegiada de lipídios.
Além da perda de peso, o metabolismo lipídico leva à cetose, conhecida por diminuir o apetite, o que melhoraria a adesão à restrição energética.
- Dietas com pouca gordura, por exemplo, a dieta Ornish. Nesse tipo de dieta, recomenda-se que 10 a 20% do total de calorias dos alimentos sejam provenientes de lipídios e que favoreçam frutas e vegetais.
Essa abordagem resulta em uma dieta de baixa densidade energética, que melhora a saciedade devido ao grande volume de alimentos que podem ser consumidos.
- As chamadas dietas moderadas de macronutrientes, por exemplo, dietas de Vigilantes do Peso que, como o nome sugere, recomendam proporções equilibradas de proteínas, carboidratos e lipídios, mas com restrição das porções e, portanto, das calorias.
O princípio por trás desse tipo de dieta é que a variedade de macronutrientes permite melhor aderência à dieta e evita deficiências nutricionais.
Independentemente da classe, o número de dietas continua a crescer e todas afirmam ser as mais eficazes para perder peso. Então, como você encontra o seu caminho?
Em busca da dieta ideal
Um estudo recente, publicado no JAMA , conduziu uma meta-análise para estimar a eficácia relativa de diferentes dietas que já foram testadas em estudos clínicos para perda de peso.
O estudo comparou as dietas de acordo com a composição dos macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas), mas também entre os diferentes nomes de marcas (por exemplo, Atkins, Ornish, etc.).
A meta-análise incluiu 59 artigos que identificaram 48 ensaios clínicos, incluindo um total de 7286 participantes (peso médio de 94,1 kg, IMC mediano de 33,7 kg / m 2 ). Onze tipos diferentes de dietas foram comparadas.
Os parâmetros estudados foram perda de peso e IMC aos seis e doze meses de seguimento. Ao analisar os resultados, o estudo levou em consideração a atividade física e outros suportes comportamentais fornecidos em alguns dos ensaios clínicos.
O estudo constatou que, ao comparar as dietas pela concentração de macronutrientes aos seis e doze meses de acompanhamento, as dietas com pouco carboidrato e com baixo teor de gordura tiveram um melhor desempenho, com uma vantagem para dietas com pouco carboidrato.